domingo, 6 de março de 2011

O famoso e deveras irritante Opernball

Vienna é famosa por muitas coisas e uma delas é pela época dos bailes (de fraque e vestido comprido, e tudo e tudo e tudo). 
Nada tinha contra esta tradição muito “nobre” Vienense. Viena é muito dada à nobreza e ás riquezas do passado, e os Vienenses são por norma muito cagarolas. Bem, nada tinha contra os bailes até ao dia do famigerado Opernball. Por causa do mui nobre evento deram-me cabo do acesso a casa. Naturalmente, a longa carpete vermelha implica um grandioso aparato policial (ainda mais grandioso em Viena, pois a densidade populacional de wannabies é bem alta por estas bandas). Posto isto, o pandemónio de transito causado foi infernal (como não cabem todos os wannabies lá dentro, os outros devem querer ficar por perto, para cheirar os perfumes dos mais “afortunados”).  Enfim, demorei 40 minutos para um trajeto de 5 minutos).
Também penso que os altos impostos que me cobram devem ser para pagar as dezenas e dezenas de polícias a guardar a passadeira vermelha e a desviar o trânsito para artérias menos colunáveis.
Já agora, só os bilhetes para poder lá ir custam cerca de 350 Euros por pessoa. Isto só para poder lá estar... sem jantar nem custo da necessária indumentária. Tudo para dizer que lá esteve e para ter uma oportunidade de aparecer na TV.
Há uns tempos atrás aconteceu-me o mesmo, por via de um comício do partido comunista local (fiquei a saber que também há comunistas no país do Jörg Haider). Penso que não eram os mesmos que estavam desta vez no Opernball. Acho que da direita à esquerda, ninguém perde uma boa oportunidade de me cortar o caminho para casa... E eu estou lá para ajudar a pagar o policiamento.
É bom viver no centro da cidade, mas estas pequenas coisas dão-me cá uma azia! Todos têm direito a ter as suas lutas ou os seus prazeres, eu quero apenas chegar a casa.
Para satisfação da Carla, e tristeza minha, quando chegámos a casa a ORF estava a transmitir o Opernball.
Para satisfação minha, e tristeza da Carla, a época deste ano está no final e não fomos a baile nenhum!

2 comentários:

  1. Lol! Mto chique sr Helder! Vai ter de levar a sua "esponja" a um desses bailes, sem dúvida! Pertencer à sociedade Vienense e não ir a um baile, não tá com nada :)já q pagas...

    ResponderEliminar
  2. Pois, o da Ópera é ridiculamente caro, mas 75 euros para um baile no palácio de Hofburg parece-me bastante razoável, na ideia do "once in a life time". Para o ano não falha! eh eh E o que eu me ri com os que querem aparecer à força na TV. A repórter a falar e os emplastros atrás. É primeiro mundo, mas quando estala o verniz...ui:)

    ResponderEliminar