terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A RTP e a ORF

É-me impossível não traçar um paralelismo entre a nossa estação televisiva estatal RTP, e a sua homóloga Austríaca ORF. Ambas têm dois canais e... as diferenças ficam por aqui. Gosto de ver alguns programas da RTP2 mas a qualidade vai aumentando ao longo do dia e, muitas vezes, os melhores programas dão a horas que sinceramente não davam para mim. A RTP1 dá futebol, programas de opinião sobre futebol, telejornais sobre futebol e o prós e contras (com boas intenções, mas quem é que tem paciência para ficar 3 ou 4 horas a ver cagarolas a dizer mal de tudo e todos os que não forem das suas cores partidárias?) Para mim não dá.
Na Áustria pagamos uma taxa obrigatória de cerca de 23 euros... por mês! Confesso que fiquei chocado quando fiz as contas do valor anual. Mas depois pensei sobre quanto é que dos largos milhares de euros em impostos que pago anualmente terão como fim o buraco da RTP. 
Num dos últimos fins de semana que fui passar a Portugal passei cerca de duas horas da manhã de Sábado a ver a RTP1, com um olho nas notícias e outro nas brincadeiras do Frederico. Fiquei com a sensação de ter visto mais tempo de antena de futebol do que num mês inteiro na Áustria. Lembro-me ter visto 3 vezes o resumo dos golos do jogo de sexta-feira entre duas equipas das quais nem sequer já me lembro.
Gosto da quase ausência de futebol na ORF. Gosto de ver a variedade em desporto. Gosto de ver os esquiadores loucos a descerem as montanhas de Kitzbüel a 140km/h e de ver os voos de esqui de mais de 200 metros. Gosto disso tudo, mas o que mais gosto na ORF é que os telejornais duram 7 minutos. Nem mais, nem menos!

1 comentário:

  1. São os chamados noticiários do lusco fusco: são 5, 7 minutos:) às vezes até fazem confusão serem tão curtos, embora sejam preferíveis às maratonas de (não)notícias do nosso burgo, claro. Beijo

    ResponderEliminar